Técnicas de jardinagem: A planta. Noções sobre morfologia

A planta

   As plantas já habitavam o planeta muito antes do Homem surgir. Estruturas primitivas de plantas atestam que mesmo antes dos animais, as plantas foram os primeiros seres vivos na Terra. Alguns exemplares, como as coníferas, o xaxim, líquens e fungos atestam a veracidade desta afirmação

As partes da planta e suas funções

As plantas necessitam de água, luz e nutrientes para seu desenvolvimento. Suas estruturas são adaptadas e desenvolvidas para que possa viver.

Raízes: responsável pela fixação no solo e pela absorção de água e nutrientes. Podem ser de vários tipos:

a) pivotante ou axial: a raiz principal penetra verticalmente, enquanto as secundárias são obliquas em relação à principal. Podem ser árvores, arbustos e herbáceas. Exemplo: pinheiro, jasmim-do-cabo

 b) fasciculadas: parecem uma cabeleira, como nos capins.

As raízes também podem se apresentar com formas diferentes, como:

1.Tuberosas, como na batata-doce, dália

2. Raízes aflorantes que ajudam a escorar a planta, como no Pandanus

3. Raízes tabulares, como na figueira.

4. Raízes de plantas de mangues, com pneumatóforos

5. Grampiformes como na hera

6. Raízes com capacidade de estrangular outra planta: figueira-mata-pau.

7. Raízes com haustórios como nas parasitas, que penetram dentro da planta hospedeira como a erva-de-passarinho (hemiparasita).

Caule

   O tronco começa a partir da linha do solo e se chama colo. Algumas plantas como as árvores, têm um tronco, ramificado depois de certa altura. Nos arbustos, há a apresentação de mais de um tronco, formando copa mais baixa. Nas gramíneas acontece os nós e entrenós, bem visíveis nos bambus.

Como se apresenta o caule: casca, floema, cambio, alburno e cerne, de fora para dentro, cada um responsável por um tipo de atividade. A casca é mais espessa, podendo parecer cortiça, à prova d’água. Pode endurecer e tornar-se fendida, algumas soltam-se do tronco. O floema atua no transporte da seiva elaborada pelas folhas para as demais partes da árvore. Câmbio: essa camada, com a espessura de apenas uma célula, fabrica o floema e o xilema. Alburno, é lenhoso e faz a parte de transporte da água captada pelas raízes até a última parte do vegetal que são as folhas e flores. Transporta então, a seiva bruta. O cerne é a parte mais dura do vegetal, quando jovem conduz seiva, mas à medida que envelhece fica dura. É impregnada de resinas.

Os caules podem ser:

Haste- plantas herbáceas como Amores perfeitos

Tronco: árvores e arbustos.

Estipe: palmeiras, onde as folhas ficam no ápice e em forma de cabeleira.

Colmo: caule típico das gramíneas. Ex. bambu, cana-de-açúcar.

Estolão: à flor do solo ou semienterrado: gramíneas, moranguinho, trapoeiraba.

Cladódio: cactos, pode conter espinhos.

Subterrâneos:

Rizoma: semienterrado, crescimento lateral, como na bananeira.

Tubérculo: batata, algumas begônias, gloxínia

Bulbo: liso: lírio, Clívia ou coberto: alho.

   Os caules podem apresentar espinhos, como em cactos, euforbiáceas que são partes endurecidas e pontiagudas. Fazem parte da planta. Acúleos, são estruturas agregadas que se soltam, roseiras. Alguns caules, como na hera e na videira, há estruturas para ajudar na sustentação, que se chamam de gavinhas. As plantas podem ser então separadas segundo caule que apresentam, em árvores, arbustos, semi-arbustiva (subarbusto), herbáceas.

Raízes: pivotantes (árvores, arbustos e algumas herbáceas), fasciculadas (gramíneas e herbáceas

Folhas

   A função da folha é realizar a troca de água e ar e fazer a fotossíntese. Nós usamos em paisagismo as folhas como um elemento de atração e combinação entre formas, textura e coloração. O verde é a base, havendo cores diferentes de ver, mas também podem se apresentar coloridas, inclusive mais de uma cor na folha, quando então são chamadas de folhas variegadas.

   Elas podem se apresentar nos ramos com disposição alterna, opostas, fasciculadas, verticiladas. A parte da folha de interesse ornamental é o limbo e pode ser simples, como nas aráceas ou composto, como no jacarandá. ou composto. Sua textura pode ser lisa, áspera, com pelos, coriáceas e membranosas.

   A coloração das folhas no outono é devida à morte gradual da folha – a clorofila se decompõe em substâncias incolores e os carotenoides se fazem visíveis, razão pela qual as folhas aparecem amarelas

 A flor

   Tem função reprodutiva para a planta. Em paisagismo usamos as flores como decoração de interiores e de jardins.

Como é feita a reprodução

   A parte feminina da flor recebe o pólen, oriundo da parte masculina e com a formação do óvulo segue-se o fruto, com semente e embrião.

Crie um site ou blog no WordPress.com