Técnica de jardinagem: Técnica de propagação por folha

Técnica de propagação por folha

   Diversas plantas podem ser propagadas através de suas folhas. É o caso da violeta-africana (Saintpaulia ionantha), da gloxínia (Siningia speciosa), além de plantas suculentas como a rosa-de-pedra (Echeveria spp.).

   Estas plantas são lindas e sempre desejamos ter mais de uma muda. A partir de uma planta adquirida ou ganha de presente poderemos fazer a propagação. A técnica é muito simples. No caso da gloxínia, é uma planta de crescimento e floração anual. Seu tubérculo, que muitos chamam de batata tem vida perene e brotação a a partir do inverno.

Etapas de propagação por folha de gloxínia

  Quando passar a floração, a planta começa a absorver os nutrientes da folha que acabam morrendo para a planta entrar em dormência. É hora de retirar as folhas com cabo e proceder à propagação. Poderá fazer de dois modos: colocar as folhas com pecíolo dentro de um vidro com água, deixando somente a ponta do pecíolo tocar a água. Troque a água a cada 2 dias para evitar apodrecimento. Também poderá colocar gotas de água sanitária na água para que isto não aconteça.

  Outro modo é colocar a folha com ou sem pecíolo num recipiente com areia de construção. Poderá usar uma bacia de plástico descartada ou qualquer recipiente, fazendo alguns furos para drenagem. Manter a areia levemente úmida e o recipiente na sombra. Na base da folha ou do pecíolo se formarão raízes. Coloque num vaso com a mesma mistura que foi descrita para plantio. No ano seguinte já terá mais vasos com flores para ornamentar sua casa.

Para a violeta-africana que tem raízes simples, poderemos fazer a propagação durante o ano. Retirar folhas maduras inteiras e túrgidas com o pecíolo. Evite, no entanto, cortar quando a muda está florida. O método é o mesmo, na água ou na areia, enterrando o pecíolo. Caso a folha tenha perdido coloque a folha diretamente na areia, enterrando somente sua base.

   Para suculentas, tais como a rosa-de-pedra (Echeveria) e crassula (Crassula), retire folhas e deixe sobre um papel para fechar o corte. Pode levar mais de um dia. Depois enterrar pela metade em areia levemente úmida. Também pode ser perlita ou casca de arroz carbonizada. Quando surgirem folhinhas espere estar fácil de manusear sem danos para plantar. A espada-de-são-jorge (Sanseveria trifasciata ‘Laurentii) tem longas folhas suculentas. Cortar uma folha na base do rizoma e cortar diversas porções de 10 cm cada. Deixar secar os cortes e depois plantar.