Rhododendron retusum

Rhododendron retusum

Nome botânico: Rhododendron retusum

Sin.: Vireya retusa

Nome popular: vireia

Família Ericaceae

Origem: Indonésia, Ceilão e sudeste da Ásia

Tipo: arbusto perenifólio

Altura e diâmetro: 3-6,0 m x 3-4,0 m

Folha: verdes formato de colher

Flor: tubular branca, laranja ou rosa

Florescimento: primavera e ao longo do ano

 Este arbusto de grandes dimensões tem um efeito espetacular num jardim. Devido ao seu tamanho, é mais recomendado para jardins com bastante espaço. Muito ramificado de ramos lenhosos e acinzentados. Folhas de verde chamativo. Flores tubulares de pétalas livres arredondadas, com diversas cores, sempre com a garganta do tubo em cor amarelada. As flores atraem principalmente beija-flores e borboletas.

  Seu cultivo é mais recomendado para regiões de temperaturas amenas a frias. Locais com sombra parcial nas horas mais quentes do dia. Solo permeável, com bom teor de material orgânico, levemente ácido. Uma boa mistura é a que pode ser feita com composto orgânico, turfa e areia na mesma proporção, acrescentando 500 gramas de adubo de aves bem curtido. As regas iniciais até a muda se aclimatar no espaço deverão ser frequentes se não houver chuvas, depois espaçar para quando for regar o jardim.

O gênero Rhododendron apresenta outras espécies, como por exemplo:  

Rhododendron lochiae, de flores rosadas e Vireya hybrid, também conhecida como vireia-da-Malásia, de flores em vermelho-vivo, laranja, amarelas e brancas perfumadas, exemplar que pode atingir até 3,0 metros de altura.