Paisagismo: Um jardim para polinizadores

Um jardim para polinizadores

  Jardins são maravilhosos e encantam a todos. Valorizam a propriedade, dão sensação de beleza, bem estar e aconchego aos moradores. Mas podem ser úteis para o meio ambiente.

Todas as plantas, do matinho ignorado até árvores grandes produzem oxigênio através da fotossíntese. Plantas saudáveis se desenvolvem, florescem, frutificam e sementam. E estão nestes itens que queremos trazer a ideia de sustentabilidade para outros seres vivos além de humanos e pets.

Insetos, pássaros, morcegos se alimentam de néctar das flores, de seus frutinho e sementes. Seja de árvores, capins ou plantas ornamentais. O proprietário de um jardim que seja consciente de que seu jardim não é somente dele, mas também destes polinizadores, adequará seu projeto de forma a incluir plantas que tenham flores atrativas para beija-flores, borboletas, abelhas e outros polinizadores.

Flores abertas e de néctar abundante, como calêndula (Calendula officinalis) e laranjeiras, limoeiros e outros citros também. Flores tubulares como no gênero Salvia, camarão-vermelho (Justicia brandejeana), lantana (Lantana camara), são mais atraentes para beija-flores e borboletas.

Ao cultivar plantas atrativas, procurar colocar dispersas pelo jardins espécies diferentes, que floresçam em diferentes épocas do ano. Assim, o espaço será visitado, você propiciará alimento para os visitantes e poderá sentar-se no meio de seu jardim e apreciar o balé dinâmico e belo dos polinizadores de flor em flor.

Crie um site ou blog no WordPress.com