Como escolher plantas para cultivar conforme a luz do meu terreno?

   Quando olhamos um jardim ao sol do meio-dia não podemos ter a visão de áreas sombreadas. No entanto, se olharmos pela manhã ou no fim da tarde poderemos marcar em um croqui as áreas de sombra. Edificações nos terrenos vizinhos e no próprio espaço, muros, cercas, sombra de árvores e outras plantas de maior porte.

  Considerando o Leste: o sol pela manhã não é tão forte quanto o da tarde. Neste lado do terreno poderão ser cultivadas plantas de horta, plantas que apreciam mais sombras. Se aprecia plantas de condimentos este não é o local melhor para cultivo, já que elas necessitam de mais sol, como a orientação Norte ou Oeste.

No nosso país, o sol nasce pelo Leste e o ocaso a Oeste. A orientação Norte, se não houver interferências, tem sol o dia todo. Já no Sul, a sombra poderá ocorrer, conforme a posição da casa.  Durante o verão, os Estados do Sul têm mais sol e no inverno diminui consideravelmente.  Mais para o Norte do país isto não é relevante. Para projetar o jardim teremos de fazer uma média das áreas de sombra.

Considerando o Leste: o sol pela manhã não é tão forte quanto o da tarde. Neste lado do terreno poderão ser cultivadas plantas de horta, plantas que apreciam mais sombras. Se aprecia plantas de condimentos este não é o local melhor para cultivo, já que elas necessitam de mais sol, como a orientação Norte ou Oeste. Como plantas de sol temos por exemplo a laranjeira (Citrus sinensis e o laurotino (Viburnum tinus).

Do Oeste podemos dizer, somente plantas resistentes ao sol, como árvores de todos os tipos, inclusive frutíferas, arbustos de tamanho médio a grande, gramados. Nesta orientação temos a incidência de ventos fortes no verão e no inverno, causando quebra de ramos, desfolhamento e folhas rasgadas. Evitar plantio de arbustos ou herbáceas de folhas grandes, como bananeiras, helicônias etc.

   E o Sul? Se a casa estiver para o Norte, as sombras do meio-dia até o final da tarde farão um balé no chão. Caso haja espaço livre, o final do terreno poderá ter tão sol como se estivesse ao Norte. Avaliar o caminho do sol e as sombras que produz para definir as plantas que irão ornamentar os espaços.

Sobre o Norte: sol o dia todo, se não houver interferências. Apenas muros poderão proteger as plantas, sombras de árvores ou grandes arbustos. Ali podem ser cultivadas as árvores frutíferas ou ornamentais. Arbustos floríferos terão bom desenvolvimento e gramados e forrações de sol também. 

   Áreas sombreadas, seja qual for a orientação deverão ter plantas de meia sombra, muita folhagem decorativa e plantas que produzam flores com apenas a luminosidade. Sem sol direto. É o caso do lírio-da-paz (Spatiphylum spp.), do coleus e (Solenostemum). Plantas de meia sombra ou sombra poderão inclusive ser cultivadas em interiores com boa iluminação natural.