O que plantar em regiões frias do Brasil

   No nosso país temos diversos tipo de clima. Dentre eles o clima frio é o nmais desafiador para fazer jardins. A maior parte das estações o clima as temperaturas podem ser amenas ou até quentes. Mas o inverno tende a ter temperaturas muito baixas, próximos a 00 C e até abaixo deste valor. O que podemos fazer para ter um jardim em tantas variações térmicas?

   Algumas plantas nativas ou exóticas adaptadas tem maior resistência a temperaturas baixas durante o inverno e mais altas no verão. É importante ressaltar também o problema com os ventos frios no inverno que podem crestar folhas e botões. O frio é grande inibidor do crescimento vegetal e por isto muitas plantas entram em dormência, uma das características de plantas de clima frio. Muitas perdem suas folhas, chamamos de planta de folhas decíduas ou caducifólias. Desta forma se protegem e quando novamente a temperatura começa a subir emitem brotos, folhas, flores etc.

Exemplos de caducifólias:

  1. Pata-de-vaca-branca (Bauhinia forticata), árvore nativa, decídua, altura até 10,0 m e flores brancas, floresce na primavera.    
  2. Ipê-roxo (Tabebuia avellanadae), árvore nativa, decídua, altura até 10,0 m, flores amarelas na primavera.

Exemplos de perenifólias:

  1. Acácia-mimosa (Acacia podalyriifolia), árvore da Europa, altura até 10,0 m, flores amarelas no inverno.
  2. Goiabeira-serrana (Acca sellowiana), nativa RS até PR, Altura 3-4,0 m, flores brancas, de pistilos vermelhos, floresce de setembro a dezembro, frutos comestíveis.

   Em regiões frias e com tradição herdada pela colonização de imigrantes europeus, costumam ter muitas coníferas. São plantas muito resistentes ao frio, de grande beleza e sua manutenção é muito pequena. Dentre elas destacamos:

  1. Tuia-macarrão (Chamaecypares pisifera var. filifera-aurea), originária do Japão, altura até 40,0 m.
  2. Kaisuka (Juniperus chinensis var.Torulosa), origem Japão, altura até 6,0 m.

   Jardins pequenos muitas vezes não espaço para árvores, então arbustos podem ser cultivados com sucesso, conferindo beleza e resistência ao frio. Destacamos entre muitos:

  1. Pitosporo-japonês (Pittosporum tobira), arbusto perenifólio de folhagem decorativa, até 3,0 m de altura com folhas variegadas de verde com creme.
  2. Hamamélis ou loropetalo (Loropetalum chinense), arbusto perenifólio de origem chinesa, altura até 2,0 m, folhagem verde ou cor de vinho e flores em franjas cor magenta na primavera.