

As árvores no jardim
São os vegetais maiores de um jardim, escolhidos com cuidado pois vivem muitos anos. As árvores fazem parte do planejamento de jardins, seja a implantação de novos espécimes como sua preservação. Aumentam o conforto térmico em dias de calor, propiciam a retenção de poeira do ar, abrigo para a fauna selvagem e ajudam a amenizar o impacto das gotas de chuva no solo.
Recomendadas para jardim de médio a grande porte, suas formas estruturais dão o pano de fundo onde espécies menores, como arbustos de tamanhos menores e herbáceas de complementação. Muitos espaços de jardins urbanos não possuem uma área grande, em geral do portão até à casa são no mínimo de 4,0 metros. Árvores de grande porte e copa muito grande como o flamboyant(Delonix regia) não serão a melhor escolha, pois tenderão a atingir o telhado, podendo danificá-lo.


A escolha de espécies menores, floríferas ou de folhagem decorativa podem tornar o conjunto do projeto de jardim um sucesso. A pata-de-vaca (Bauhinia variegata)é uma boa escolha, assim como a acácia-mimosa (Acacia podalyriifolia). Com folhagem decorativa temos os aceres (Acer palmatum var.atropurpureum), de folhagem decorativa vermelha.
Plantas citadas no texto
1.Flamboyant (Delonix regia), família Caesalpinoideae, originária de Madagascar. 10 a 12 metros de altura e flores vermelhas. Floresce durante o verão.
2.Pata-de-vaca (Bauhinia variegata), família Caesalpinoideae, nativa da Índia, 7 a 10 metros de, florescendo do final do inverno até a primavera.
Acer (Acer palmatum var. Atropurpureum), folhagem decorativa sem flores chamativas, com característica caducifólia, de 5 a 10,0 metros de altura.
Acacia-mimosa (Acacia podalalyriiifolia), de flores amarelas e folhas verdes acinzentadas, de 6,0 metros de altura e floração no inverno.

