Princípios do Xero paisagismo

1. Preservar a água

   Muito da água potável das cidades é usada para jardim e gramados. O jardim de plantas xerófilas reduz até 50 % de consumo. A irrigação moderna, feita por gotejamento coloca a quantidade de água necessária para a planta sem desperdícios.

2. Jardim de baixa manutenção

   Os cuidados são apenas com a poda e retirada de inços. O plantio de espécies anuais pode ser feito, pois muitas delas têm baixo consumo hídrico, o custo seria apenas de insumos, plantas e mão de obra. No entanto, o planejamento inteligente de anuais restringiria a vasos ou pequenos canteiros na entrada da propriedade ou empresa, com efeito paisagístico, mas com baixo custo.

3. Plantas nativas

Usando plantas nativas ou adaptadas aos ambientes a planejar, não é necessário técnicas de preservação especial. Usando apenas compostos orgânicos de efeito prolongado e evitando fertilizantes químicos e pesticidas (fungicidas e inseticidas), o jardim ficará mais saudável e sem poluição hídrica causada pelos sais percolados para o lençol freático. Um jardim econômico e ecologicamente correto, não há melhor propaganda para o cliente.   

4. Conhecimento da avifauna. As plantas nativas ou já adaptadas da região são conhecidas por pássaros, usar frutíferas nativas para atraí-los. Pássaros como sabiás, joão-de-barro, bem-te-vis, corruíra e cambacica são insetívoros e ajudam a equilibrar a população de insetos daninhos no seu jardim sem necessidade de inseticidas. O uso de venenos vegetais pode controlar de forma ecológica algumas infestações maiores, sem afetar a vida animal, inclusive a dos moradores.

5. Um jardim de xerófitas pode ter plantas que forneçam cor e flores, de árvores, arbustos e herbáceas perenes, além de algumas anuais de estação. Plantas bulbosas que não necessitam muita água podem tornar surpreendente este efeito paisagístico.

6. O gramado é parte do jardim onde se consome mais água. Diminuir ou evitar áreas gramadas seria a solução, mas um relvado verde é um efeito muito bom para grandes áreas. Faz parte também do projeto, valoriza a propriedade, ajuda na diminuição do calor irradiado por superfícies metálicas ou pisos, diminui o CO2 do ar. A massa verde vegetal é benéfica ao meio ambiente. A solução para gramados é o uso de grama resistente à seca e de mangueiras com sprinkler, diminui o consumo de água, determina onde a rega é feita e a quantidade por minuto de água consumida, se for feita por programação computadorizada.

7. Podemos não usar gramados, no lugar o uso de cobertura vegetal viva, com plantas também resistentes à seca poderão diminuir ainda mais não somente o consumo hídrico, mas por não haver necessidade de cortes e fertilização frequentes.

Plantas das fotos:

Gazania, para bordaduras, ao sol.

Calliandra brevipes, quebra-foice, arbusto xerófito.

Bougainvillea, arbusto trepadeira de grandes dimensões.

Ophiopogon jaburan, barba-de-serpente, para bordaduras de canteiros

Lantana montevidensis, porte médio para maciços e como pendente

Apteia, suculenta de flores vermelhas, rasteira.