O detalhe que encanta



Quando olhamos uma foto de jardim o que nos chama mais a atenção, o design do projeto, o tamanho das plantas ou a cor? Nossos olhos vão atraídos pelas cores. Seja das folhagens, seja das cores, o fato que um jardim somente verde necessita de um grande trabalho para ser atraente. Jardins italianos e muitos jardins franceses estão nos seus países há muitíssimos anos e seu foco principal são o design. Lindos, monumentais, bem traçados.
Jardins ingleses nos remetem muitas vezes aos jardins de nossas avós, uma mistura de plantas e cores. Funciona? Claro que sim, mas muitos irão torcer o nariz, acostumados a jardins formais, minimalistas com meia dúzia de plantas. Mas como se costuma dizer, se o jardim é seu, faça nele o que seu coração manda.


A cor verde é a base de um jardim. Você pode ter verdes profundos, como nos buxos (Buxus sempervirens), mais acinzentados como algumas coníferas (Chamaecypares pisifera), verdes intensos como nos bambus (Bambusa gracilis). O gramado, que pode unir todas os recantos do jardim formando um todo, tem várias colorações de verde conforme a espécie cultivada.
Folhagens multicoloridas são um acréscimo a este fundo de cena todo verde. Várias cores nas folhas, como nos crótons (Codieum variegatum), dracenas (Dracaena marginata) e eleagno (Eleagnus salignus). Distribuídas estrategicamente estas plantas tornam o espaço mais interessante.


Então temos os detalhes. As flores. São o privilégio e a bênção num jardim. Suas cores, formas, época em que estão floridas, as plantas que as produzem devem ser distribuídas de forma a que cada recanto do jardim tenha sempre uma atração. Podem ser arbustos ou herbáceas floridas, de tamanhos diversos, inclusive rasteiras, em substituição total ou parcial de um gramado. Dentre as que têm vida perene, arbustos como azaleias (Rhodoendron simsii) e jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides). Dentre as anuais de verão como as celosias (Celosia spp.), de inverno os amores perfeitos (Viola tricolor) e de primavera, um grande número de plantinhas, vamos citar somente duas, o agerato (Ageratum mexicanum) de flores azuis e a rainha-margarida (Callistephus chinensis), de pequenas margaridas de diversas cores.
Em canteiros, vasos, jardineiras. O detalhe que dá encanto a um jardim, seja de que tamanho for. Olhar o jardim e senti-lo, ver o que está faltando para dar um toque a mais, fazer a diferença entre um jardim parecido com tantos e aquele que é o seu, único e lindo.



