Jardins xerófitos

Conceito de xero paisagismo

   O conceito de xero paisagismo é antigo, o nome surpreende porque não tem sido usado para descrever o que poderíamos entender por jardim de deserto ou jardim seco. O termo xerolandscape foi usado nos Estados Unidos em 1981 e tem marca registrada por Denver no Colorado, para designar paisagem onde as plantas têm pouca necessidade de água. Na Europa os espanhóis usam o termo Xerojardinería ou jardinagem Mediterrânea. Climas encontrados no Mediterrâneo, Chile, Austrália, África, América do Norte e também no Brasil, como no nordeste e no Cerrado podem ser classificados lugares ideais para se praticar o Xero paisagismo.

Princípios do xero paisagismo

   Os jardins modernos estão passando por uma reformulação no conceito de plantas que usam muita água de regas. Em climas de grande índice pluviométrico isto não representa nenhum ônus ao proprietário. Mas em regiões de chuvas escassas, isto representa um custo considerável. Tendo em vista o desenvolvimento de jardins e áreas verdes sustentáveis, o uso de plantas de baixo consumo hídrico tem suas vantagens.

  A xero jardinagem pode ser definida como a jardinagem baseada no cultivo de plantas capazes de apresentar ótimo crescimento e valor ornamental, associado a um baixo consumo de água. O consumo de água no mundo tem sido objeto de preocupação e devemos atentar que para ter um jardim bonito não quer dizer que precise gastar toneladas de água potável, cara e cada vez mais escassa.

Antes é preciso conhecer as plantas e suas necessidades hídricas para planejar um projeto com árvores, arbustos, herbáceas e anuais com pouca exigência em água. As plantas em seu habitat natural recebem água quando chove, a observação destes lugares levou os estudiosos a listarem plantas que poderão ser aproveitadas nestes jardins de consumo hídrico inteligente.

   As plantas xerófitas são as que se adaptaram a viver em condições secas e desérticas. Como os cactos, suculentas e outras plantas, possuem resistência, rusticidade e seus tecidos são hábeis em estocar água em condições para sobreviver em épocas secas.

O que NÂO É no Xero paisagismo

1.Não é um jardim somente seco. É possível no projeto áreas de maior consumo de água sem comprometimento do geral.

2. Não é um jardim só de pedras e cascalhos. Apesar de que rochas e pedriscos fazem parte deste tipo de jardim, não é a atração principal.

3. Não é um jardim absolutamente sem áreas gramadas, apenas o consumo de regas é feito de forma planejada e controlada.

4. Não é só de plantas nativas de regiões secas, de uma monocultura monótona de cactos e suculentas ao redor de pedras, tudo árido e com cara de filmes de faroeste.

Plantas das fotos:

Acca sellowiana, goiabeira-serrana, árvore nativa, frutos comestíveis

Gingko biloba, árvore decídua

Ceiba speciosa, paineira, nativa, decídua, floresce no verão-outono

Asparagus sprengerii, rabo-de-gato, rizomatosa para canteiros e vasos

Aloe arborescens, suculenta de grande porte.