Como separar ambientes no jardim

   Temos o jardim da frente e dos fundos, contando muitas vezes com uma parte vegetada na lateral do terreno. Evitando que da rua os transeuntes consigam olhar até o fundo do terreno é possível colocar barreiras para os olhares indiscretos. Seja com meias paredes de alvenaria, taipas de bambu ou plantas altas, o certo que há grande número de opções para este propósito.

Como exemplo citamos o bambuzinho-de-jardim (Bambusa gracilis) e a grinalda-de-noiva (Spiraea spp.)

   Dentre os itens que podem servir temos pérgulas, onde plantas trepadeiras enfeitam e tornam o espaço agradável para convívio familiar. A escolha de espécies adequadas e em harmonia com o restante das plantas de entorno poderão fazer deste jardim um espaço único.

   No jardim dos fundos poderemos ter muitas coisas: árvores e arbustos frutíferos, uma horta, uma videira, churrasqueira e áreas de convívio com mobiliário. Brinquedos infantis. A piscina poderá ser uma aquisição excelente, de preferência antes do projeto todo estar pronto.  

   O projeto de jardim passa por todo este tipo de detalhe, seja qual for seu objetivo e destino. Saber projetar significa também conhecer todos os elementos, mas principalmente as plantas para um jardim bonito, harmonioso e durável.