Paisagismo: Caminhos de um jardim (1)

    Jardins são compostos de partes com canteiros, muitas vezes áreas gramadas e caminhos. Estes podem ser confeccionados de pedras, pisos cerâmicos, brita ou placas de pedra ou cimento. A decoração de entorno agrega valor ao jardim.

   Caminhos retos em geral são entradas de automóveis e o entorno deverá ser resistente a pisoteio, a opção mais viável é a grama. Outros caminhos delineiam canteiros e conjuntos de plantas e podem ser retos ou com contornos suáveis e curvos. Fazer um croqui do espaço ajudará na visualização do espaço e onde cada planta selecionada irá ser plantada. Junto a muros ou paredes, a colocação de plantas para uma melhor decoração parte da planta mais alta no fundo até a mais rasteira na borda.

  Os conjuntos de plantas a cultivar devem ter o mesmo tipo de necessidade hídrica, de sol ou sombra e, se possível do mesmo tipo de substrato, facilitando o plantio e regas.

Tamos situações diversas de clima no nosso país, então selecionamos algumas sugestões de escolha de plantas conforme as regiões.

Região tropical, temperaturas constantes entre 28 e 30ºC ou mais:

Arbustos: cróton (Codieum), justicia-vermelha (Megaskeparma erythorchlamys);

Herbáceas: alpínia (Alpinia spp.), heliconia (Heliconia spp.)

Herbáceas para bordaduras: balsamina (Impatiens), gazania (Gazania rigens), grama-preta (Ophiopogon japonicus).

Crie um site ou blog no WordPress.com