Paisagismo: Áreas verdes de uma cidade

As áreas verdes de uma cidade

Um espaço urbano tem avenidas, ruas, viadutos. A vegetação muitas vezes não é planejada e a cidade de concreto e vidro tem alguns problemas de difícil solução, tais como calor irradiado por paredes e chão. Ventos sem controle, poluição ambiental.

   A vegetação de espaços públicos é mantido pela prefeitura da cidade. Grandes parques, pequenas praças, avenidas e ruas. Em tempo mais remotos os proprietários plantavam árvores nas calçadas e cuidavam delas, regando e adubando. Algumas legislações feitas determinaram que mesmo que tenha plantado a muda na frente de sua casa ela não é mais sua, faz parte do acervo público.

Num espaço urbano poderemos notar que muitas das áreas verdes são remanescentes de bosques antes da expansão urbana. São consideradas naturais e consideradas como uma reserva paisagística.  São formados por árvores, arbustos e herbáceas. Este conjunto não planejado é uma mostra seletiva da flora local e atuam atração para os habitantes, extremamente úteis onde podem ser observados pássaros, tipos diferentes de plantas e animais.

  É sempre uma fonte de prazer para moradores os espaços vegetados de uma cidade. O custo de manutenção poderá ser bem elevado.  Conforme a dimensão dos espaços vegetados públicos é o custo de sua manutenção. Espaços reduzidos têm maior desgaste pelo intenso uso dos habitantes. Parques maiores são mais bem aproveitados pela população sem que o desgaste seja tão aparente. Todos cumprem sua função de captura de poeiras, CO2 e poluição, regulamentação da temperatura do entorno e diminuição do ruído do trânsito, além de propiciar ao cidadão um local para lazer e diversão dentro do perímetro urbano.                                                                                                        

No entorno de uma cidade pode haver diferentes elementos para a paisagem, tais como bosques, superfícies agrícolas, rios, caminhos etc. São conhecidos como corredores verdes e propiciam o fluxo de água, materiais, fauna ou seres humanos. Margeando rios, canais e riachos temos um tipo de paisagem agradável, com beleza e sentido de bem-estar. Dentro do perímetro urbano estes elementos podem ter adicionados ciclovias e passeios para que a população desfrute todas as possibilidades em uma cidade de concreto.

Nos parques urbanos a vegetação é composta basicamente de árvores, podendo ter o acréscimo de mobiliário como bancos, mobiliário para jogos infantis e quadras para prática de esportes adultos.  Muitas vezes praças têm acréscimo de arbustos e gramados, completando assim um visual paisagístico agradável.

Crie um site ou blog no WordPress.com