Paisagismo: A rosa

   Quem não aprecia rosas? As flores são belíssimas e seu perfume inigualável. Jardins podem se beneficiar com canteiros de rosas. Os jardins antigos tinham nas roseiras uma boa parte da decoração de espaços.

   Roseiras podem ser usadas em canteiros como um longo maciço rodeadas por gramados e um acabamento de borda de canteiro com alguma herbácea pequena. Mini roseiras ficam muito bem em vasos e seu pequeno porte poderá ornamentar uma sacada, por exemplo. Já as roseiras escandentes ou trepadeiras ficam muito bem cobrindo muros, cercas, pilastras, pórticos e caramanchões. Nos tempo antigos, a estrutura chamada de gazebo sempre era enfeitada com roseiras.

   Podemos dizer que desde tempos antigos até hoje as roseiras e suas flores fazem parte de inúmeros jardins e podem ser facilmente cultivadas.

História da rosa

   Rosas são flores que todos amam e são objetos de presentes nas mais diversas ocasiões, desde nascimentos, aniversários, de namorados, Dia das Mães, até em velórios.

   A roseira é cultivada no mundo inteiro e um dos negócios com boa remuneração, não somente do produtor, mas também do varejista. Mas onde começou tudo isto? Sabe-se que entre 2737 a 2697, na dinastia Sheng Nung já havia cultivo de roseiras em jardin. Usavam, inclusive perfumes extraídos das flores para uso pessoal de nobres. Em outros lugares do mundo, como na Pérsia, Síria, Babilônia a flor era símbolo de poder. Entre 15560 e 1570 o jesuítas trouxeram e aqui cultivaram a planta. Nosso imperador, D. Pedro I era grande apreciador e instituiu a Ordem da Rosa, que era uma comenda agraciada por pessoas que realizassem trabalhos de grande interesse para o governo.

Observação: Convidamos você para ver mais sobre rosas em Fichas de plantas

Crie um site ou blog no WordPress.com