Lantana câmara

Nome botânico:Lantana camara L.

Nome popular: lantana

Família Verbenaceae

Origem: Antilhas até o brasil

Tipo: arbusto perene

Altura e diâmetro: 2,0 x 2,0 m

Folha: oval denteada

Flor: tubular pequena em racemos compactos

Floração: ano todo

   Planta arbustiva de grandes dimensões, muito ramificada, cresce até uma altura de 2,0 m se não for podada, com o mesmo diâmetro. Suas folhas são ovais acuminadas denteadas na borda levemente pilosas e opostas nos talos. As flores são tubulares pequenas reunidas em inflorescência do tipo racemo, bem compactos, com cores diversas: amarelas, rosa, vermelhas, brancas, bicolores. Possuem cheiro forte. Floresce durante o ano todo e as borboletas são suas visitantes todos os dias.

   Seu cultivo é bem simples não necessitando de muita manutenção. Usar composto orgânico com 100 g de adubo de aves, 50 g de farinha de ossos calcinada e após misturar empregar em covas ou vasos. As regas devem ser regulares. Possui resistência ao frio e ao calor. As podas são somente para controle de suas dimensões evitando abafar plantas vizinhas.

   A propagação é feita por sementes facilmente, contribuindo para diversificar as cores devido aos polinizadores. Propagação também por estacas.

  Adequada para extensos maciços sobre gramados, junto a muros ou para jardineiras altas, derramando-se parede abaixo, muito ornamental para entradas de carro e paredões.