Horta caseira, hortaliças de raízes_rabanete

Rabanete

Nome botânico:Rhaphanus sativus L.

Nome popular:rabanete

Nome popular: Rabanete

Família Brassicaceae

Origem: China e Europa

   Herbácea de cultivo de ciclo curto, 25 dias no verão e 30 dias no inverno.  Suas folhas são recortadas, ásperas e de forte odor. As raízes comestíveis são oblongas ou globosas conforme a variedade, com casca vermelha e interior branco de sabor forte e picante. Podemos encontrar as variedades Early Scarlet Globe, Rosado, Meio comprido, Apolo e Redondo da Ponta branca. Na Região Sul pode ser semeado durante todas as estações, mas para sudeste é de fevereiro a novembro e de maio a agosto para as demais Regiões.

   Fácil de cultivar, pode ser usada como bordadura em canteiro com outras hortaliças. após a preparação do canteiro, proceder à semeadura. Fazer marcações das covas com 8 cm de distância umas das outras, colocando 3 sementes com 1 cm de profundidade. Por cima peneirar areia seca. Regar a seguir. Entre 5 e 10 dias ocorrerá a emergência. Quando começarem a crescer, desbastar as plantas débeis deixando 1 por cova.  Após 21 dias estará pronta para colher.

   Como se trata de uma hortaliça de raízes, muitas vezes as regas ou a chuva podem descobri-las. Colocar terra ao redor será uma boa prática se quiser raízes tenras. Colheitas tardias tendem a obter raízes esponjosas e sem sabor. Recomenda-se a rotação de cultura na estação seguinte, podendo ser uma leguminosa, como feijão-vagem.

 O rabanete é excelente para saladas, picles e decoração de pratos. Se escalonar a cada 15 dias uma parte do canteiro para semeadura, terá raízes o ano todo.