Horta caseira: Hortaliças de raízes comestíveis

Cenouras

Nome botânico: Daucus carota L.

Nome popular: canoura

Família: Apiaceae

Origem: Europa, Ásia

Tipo: herbácea ciclo de 80 a 102 dias

Folha: verdes pinadas

Flor: branca

   Herbácea de ciclo curto com as folhas compostas finamente pinadas de forte odor. Suas flores são pequenas, brancas em inflorescência do tipo umbela. As raízes são cilíndricas e em geral cor de laranja, podendo variar o comprimento de 15 a 25 cm de 3 a 4 cm de diâmetro. 

Conforme a variedade cultivada é o tamanho e o tipo de formato de raízes. Algumas variedades encontradas no comércio: Nantes, de raízes cilíndricas, lisa e cor laranja escura e a Kuruoda, de raízes cônicas e cor vermelho-a laranjada.

   A época de plantio para as regiões Sul e Sudeste é de outubro a março e o ano todo para as demais regiões do país. A temperatura ideal para cultivo é de 270C até 370C.

   Adquirir as sementes em agropecuárias, observando que o prazo de validade deve não estar próximo de 3 anos. A semeadura é feita diretamente no canteiro ou vaso para cultivo. Usar as sementes misturadas com areia ou pó de café seco, ajudando assim a visualizar onde já semeou. Espaçar as linhas de plantio em 30 cm para facilitar a limpeza. Quando as folhas começarem a secar é a hora de colher. Abrir a terra e retirar as raízes com cuidado.

O pH para esta cultura é de 5,5 a 6,8. A cenoura é considerada hortaliça exigente em fertilidade, portanto após o seu cultivo, utilizar o canteiro para cultura do tipo leguminosas, como feijão-vagem e ervilhas.