Horta caseira, hortaliças de folhas: alface

Alface

Nome botânico:Lactuca sativa L

Nome popular: alface

Família Asteraceae

Origem: Ásia

Herbácea de ciclo curto de 65 dias no verão e até 85 dias nos meses frios, com plantios de fevereiro a agosto para a Região Sul, de abril a julho demais Regiões. Seu caule é curto, suculento com até 25 cm de altura. As folhas são verdes lisas ou recortadas e coloridas, conforme a variedade e estão dispostas em roseta ao redor deste caule. As flores são pequenas e amarelas em capítulos reunidos em inflorescência do tipo panícula acima da planta. Seu aparecimento ocorre quase no final do ciclo da planta.

   No país há inúmeras variedades, algumas com os nomes de romana, cabeça lisa, cabeça crespa, de folha e de haste. As mais cultivadas são as de cabeça lisa e macia e a crespa de textura mais firme.  Para cultivo em hortas caseiras a mais recomendada é a alface romana. Tem as folhas em roseta ereta de 20 a 30 cm de altura e 20 a 30 cm de diâmetro. Suas folhas são ovaladas e lisas cor verde-clara.  Fazer sementeira e colocar de 2 a 3 sementes por célula. A germinação ocorre entre 4 e 7 dias e poderá ser transplantada com 6 cm de altura para canteiro ou vaso. Usar espaçamento de 30cm entre plantas. Em lavouras a colheita é feita após 65 dias de cultivo, mas na horta caseira poderá ir cortando as folhas mais basais à medida que necessita para consumo.

   Uma alface tem sido muito apreciada pelos consumidores pelo seu sabor. É conhecida por alface-americana. Tem cabeça firme, semelhante o arrepolho, de folhas brilhantes e crocantes. Tem um ciclo de 70 dias no verão e 90 dias no inverno. A colheita da cabeça poderá ocorrer com 70 dias de cultivo.  Poderá ser cultivada em todo o país em qualquer estação.