
Eruca sativus
Nome botânico: Eruca sativus Mill.
Nome popular: rúcula, mostarda-persa
Família Brassicaceae
Origem: Europa
Herbácea de altura entre 12 e 16 cm de comprimento, folhas lisas delicadas, macias e sabor forte. Tanto as folhas como os brotos são apreciados para saladas cruas e complementos de receitas. Seu ciclo é de 40 dias para o verão e 60 dias para o inverno. Para Sul e Sudeste, plantio de abril a junho e demais regiões do país de fevereiro a novembro.
Esta hortaliça é exigente em água e necessita de substrato enriquecido com abonos. Misturar na terra de canteiro cerca de 4 a 6 kg/ m². de adubo animal de curral bem curtido ou a metade desta quantidade se for adubo de aves.
A propagação da rúcula é feita por sementes, podendo semear diretamente no canteiro preparado. Cada cova deve receber 2 a 3 sementes, fechando com terra e regando a seguir com jato fino para não descobrir a semente. A emergência ocorre entre 7 e 10 dias conforme a região. Para evitar competição e pouco desenvolvimento, retirar de cada cova as mudas débeis, deixando somente uma muda. As regas em épocas quentes deverão ser feitas todos os dias. Após 52 dias já é possível cortar as folhas maiores, deixando a base para rebrote.
As pragas que costumam a parecer são lagartas e pulgões. Poderá usar o chá repelente caseiro seguinte: um punhado de folhas de tomateiro ou hortelã, 2 pimentas dedo-de-moça vermelhas e 2 dentes de alho. Bater no liquidificador, coar e pôr no aspersor, borrifando todas as plantas atacadas por insetos mastigadores. Não tem contraindicações para animais domésticos nem humanos.

