Nas tarefas de implantação da horta vem a partir de agora semeaduras.

Semeadura

  Agora vem a parte interessante! Compre suas sementes em agropecuárias ou em empresas de sementes que comercializam pela internet. Vá com calma e não se entusiasme demais. Compre para a estação ou estação seguinte. Uma dica importante, use um caderno ou utilize a ferramenta Excel e monte um guia, onde colocará o nome da planta, época de semeadura para sua região, se é plantio direto ou em sementeira, tempo de transplante se for o último caso, tempo de crescimento e quando começará a colher, seja folhosas, frutos, raízes ou rizomas.

Semeadura em sementeira

  A sementeira, seja qual for precisará ter furos de drenagem. Se optar por caixotes de frutas, forre o fundo com geomanta ou sacola plástica, fazendo furos a intervalos. Coloque o substrato feito de uma mistura de composto orgânico e areia de construção 50% de cada e nivele.

   Sementes grande são fáceis para fazer o espaçamento. Quando muito pequenas, misture pó café usado e seco, ajudará a ver onde já semeou. Importante também é a profundidade de plantio. Muitos envelopes de sementes já trazem a indicação. Após a semeadura peneire areia seca por cima. Regue com jato fino e cubra com plástico. Este é usado para evitar a perda de água. Deixe em local protegido da chuva e do sol. Conforme o tempo de emergência, terá de repetir a rega. Quando começarem a surgir as primeiras radículas retire o plástico. O transplante ocorre quando a mudinha tiver tamanho para ser manuseada, que é quando a planta tiver mais de seis folhinhas. Dentre as plantas que poderá fazer sementeira estão tomateiros, pimentões, alfaces, rúculas e radites.

Semeadura direta

   Algumas plantas, como salsa, rabanetes e nabos não apreciam transplante, você deverá semear no canteiro definitivo, cuidando para não juntar demais as sementes. Procure semear depois de uma chuva com o solo do canteiro úmido. Coloque a semente no espaçamento e profundidade corretos e peneire areia ou terra seca por cima. Não deixe a terra do canteiro secar, mas também não encharque.

Convidamos você a olhar o texto sobre Plantas companheiras e antagonistas na horta para saber sobre o que poderá cultivar perto, pois poderá comprometer todo seu cultivo. E você irá achar que não soube fazer.

   Terá bastante trabalho, garantimos, mas o resultado será ter hortaliças frescas, orgânicas e a um custo bem menor do que as compradas.