Como iniciar uma horta em casa

   Como iniciar a cultivar hortaliças? As vantagens estão todas do seu lado. Benefícios de vegetais frescos, sem agrotóxicos e a um custo-benefício que irá fazer você considerar porque não pensou nisto antes. Além dos produtos, mexer com a terra, ver os vegetais germinando, crescendo, colher e consumir ajuda a diminuir o estresse da vida urbana. Não há valor que pague.

   Sua família consumirá vegetais de todos os tipos e saudáveis. As crianças apreciam muito lidar com a terra e plantar, propiciando a elas conhecimento, respeito ao meio ambiente e autoestima pelos produtos que se esforçaram por cuidar.

   Com o tempo irá aprender a dosar o número de espécies, o tempo de cultivo e a quantidade que irá cuidar. Mais do que irá consumir é um fator a considerar para quem não tem experiência. Mas sempre poderá congelar, fazer geleias e picles para consumo em época que não terá os vegetais na horta. Amigos irão adorar receber de presente seus produtos de horta e talvez até sejam incentivados a plantar também.

 Ferramentas

  Lógico que para iniciar precisa de ferramentas, sementes e mudas e muita vontade de meter a mão na terra. Uma enxada pequena, uma pá de corte, pazinha de jardim, um balde para misturar insumos e uma mangueira acoplada a uma torneira perto. Tesoura de podar para cortar e colher frutos e folhas também será de grande necessidade, podendo ser adquirida com a horta já iniciada. Um carrinho de jardim é precioso para transporte de insumos pesados, tijolos para cercar canteiros, misturar substratos, ajudar na colheita e levar folhas secas para a composteira para fazer composto orgânico em casa. Sementes e mudas podem ser adquiridas em agropecuárias e produtores, bem como adubos. Caso aprecie semear e ver a germinação e depois transplantar as mudinhas, é bom conseguir daqueles caixotes de transporte de frutas para usar como sementeira, mas bacias velhas, garrafas PET cortadas longitudinalmente também servem.