Horta caseira, cultivo orgânico

O que é uma horta caseira orgânica? É aquela onde não se usa adubo químico e venenos para tratar de insetos e outros bichinhos que vêm comer o que plantamos. Na horta orgânica poderemos produzir hortaliças de forma mais saudável, que têm melhor gosto e é produto do nosso trabalho.

O que iremos necessitar para fazer uma horta em casa?

  • Substrato: composto orgânico, húmus de minhoca e areia.
  • Pazinha de jardim, regador, balde para misturar os substratos
  • Luvas para jardinagem
  • Mudas e sementes de hortaliças
  • Canteiros ou vasos

O que são hortaliças?

   São plantas comestíveis usadas em receitas. Dentre as folhosas temos a alface, a couve, o almeirão e a rúcula. Hortaliças de frutos: tomate, pimentão, berinjela, quiabo. E hortaliças com raízes comestíveis: batata-doce, batata-inglesa, rabanete e nabo.

Muitas plantas servem apenas para perfumar nossa comida e são chamadas de ervas aromáticas e condimentares, tais como o manjericão, a manjerona, a salvia e o tomilho. Dentre as condimentares temos as pimentas, o gengibre, cúrcuma e a páprica.

Preparação do canteiro: medir o canteiro, retirar plantas secas, pedras e inços. Revolver a terra com a pazinha, acrescentar composto orgânico e húmus de minhoca em quantidades iguais e incorporar no canteiro. Nivelar e regar.

Preparação do vaso: o vaso pode ser de cerâmica, plástico, baldes e bacias velhas, garrafa de refrigerante ou bombonas de água cortadas e com furo no fundo. O furo serve para sair o excesso de água e não deixar a terra apodrecer. Colocar uma pedrinha sobre o furo para não fechar com terra, o que impediria a saída da água. Colocar a mistura do composto orgânico, areia e húmus de minhoca em quantidades iguais. Regar para umedecer o substrato.

Como semear em casa:

Preparar um caixote, bacia ou garrafa PET cortada longitudinalmente. Furar o fundo da garrafa. Colocar o substrato de composto orgânico, areia e húmus de minhoca uma porção de cada um misturados no balde. Umedecer com água do regador. Colocar a semente sobre o substrato e cobrir com areia em fina camada. Cobrir com plástico. Deixar em local sem sol e fora da chuva.

Germinação: ocorre de 7 a 10 dias. Manter o substrato sempre levemente úmido. Quando notar o aparecimento de partes verdes, retirar o plástico.

Transplante: quando a mudinha tiver 6 folhinhas. Retirar com cuidado com pazinha ou colher de sopa e plantar em canteiro ou vaso preparado.