Calendário de cuidados com o jardim

Gardenia jasminoides

O jardineiro de fim de semana espera este dia com uma lista de tarefas. A maioria é otimista e acha que poderá dar conta apenas em um dia de trabalho. O mais interessante, para evitar o cansaço excessivo que irá pesar durante a semana de trabalho será fazer um calendário de fins de semana por estações.

Verão: Nesta estação há pouco o que fazer, pois o que deveria ser plantado já foi, devido ao calor não se adiciona plantas no jardim. As tarefas de regar as plantas e cortar o gramado é o que irá tomar horas do seu sábado. Regar devagar e profundamente, aí não precisará regar todos os dias. De preferência pela manhã, para evitar a perda de água pela evaporação. Já o gramado poderá regar em qualquer hora do dia. Cuidados com o gramado: durante o verão a grama cresce muito depressa. Cortes frequentes leva ao esgotamento das mudas, será necessário repor nutrientes. Use adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 100g/m2, aplique à lanço e regue bem a seguir. Nesta estação somente a limpeza de flores e folhas secas.

Outono: Esta estação marca mais trabalho, além de regas e cortes de grama.    Muitas plantas anuais de verão terminaram seu ciclo, será necessário retirá-las e trocar por outras. Preparar e adubar os canteiros para as novas mudas. Cortar alguns ramos que feneceram, podem estar com brocas ou excesso de insetos como a cochonilha. Aeração de canteiros muito compactados, existem pazinhas próprias para isto. Caso cultive hortênsias, é hora de podar as mudas, caso estejam muito grandes. Não esquecer de colocar adubo depois.   Após corte do gramado fazer a adubação com ureia, que tem 45% de nitrogênio, necessário para o desenvolvimento de folhas. Aplique à lanço 100 g/m2 e regue bem a seguir. Use luvas ao tocar na ureia pois ela irrita a pele.

Inverno: Estação muito fria para os estados do Sul e Sudeste do país. Época de plantar árvores ornamentais, árvores frutíferas, palmeiras e arbustos. Até o final de agosto o jardineiro amador ou profissional estará bem ocupado. Também é época de podas para frutíferas como o pessegueiro, a videira e outras plantas caducifólias. Alguns arbustos poderão necessitar de podas de limpeza, de floração, como é o caso da roseira. Para o final da estação os canteiros prontos, começar o plantio de herbáceas para ornamentar os canteiros, que irão florescer na primavera. Por exemplo, como o agerato (Ageratum mexicanum) e a flor-de-mel (Lobularia marítima). No meio da estação adubação para o gramado com NPK, mesma quantidade já explicada acima, sempre realizada após o corte.

Primavera: Estação de muitas flores, produto do esforço do jardineiro. Época de apreciar o jardim. Podas ocasionais de ramos secos, retirada de plantas que não vingaram nos canteiros, corte de flores secas. No meio da estação, adubar o gramado com ureia, mesma quantidade descrita antes.  Plantio de anuais de verão.