Como plantar as mudas de hortaliças em espaçamento correto

No canteiro, vamos marcar o espaçamento fazendo buracos pequenos com a parte de trás da pazinha. Este espaçamento muda conforme o que iremos cultivar, como por exemplo:

Hortaliças de folhas: 10 a 15 cm para alfaces, rúculas e almeirão, entre mudas em linhas desencontradas; para couves, 30 a 40 cm;

Hortaliças de frutos: tomate e pimentão, 30 a 40 cm entre mudas. Para berinjelas e quiabos, cerca de 60 cm entre mudas.

Para ervas aromáticas: manjericão, 50 cm entre mudas; manjerona, 30 cm entre mudas; salvia, 30 cm entre mudas e tomilho 20 cm.

Para plantas condimentares: pimentas, 30 cm entre mudas, gengibre 20 cm entre rizomas, e cúrcuma, 30 cm entre rizomas.

O canteiro está preparado e com a marcação de onde iremos plantar. Retirar a muda da caixa, fazer um pequeno buraco com as mãos e colocar a muda dentro dele. Com as mãos chegar a terra à muda, dando leve aperto para manter no lugar. Após o plantio de tudo, regar.

Plantio em vasos ou recipientes alternativos: colocar uma pedrinha ou um pedaço de camiseta no fundo para preservar o furo de drenagem. Colocar uma parte do substrato já preparado. Colocar a muda com cuidado, acrescentando mais substrato ao redor. Não enterrar demasiado a muda, mas deverá cobrir as raízes. Apertar de leve para fixar. Regar levemente. Deixar em local sem sol nos primeiros dias.

 Muito importante:

Regar as plantas da horta de manhã quando não chover, elas precisam de água para crescer!

Não se molha a planta toda, isto propicia decomposição. As regas são feitas no substrato, tanto para vasos como canteiros. As hortaliças de folhas apreciam mais água. O tomateiro deverá ter sempre o substrato levemente úmido. Sentir com os dedos. Se estiver encharcado pela chuva não colocar mais água.

Sol: hortaliças de folhas necessitam de sol pela manhã. Hortaliças de frutos e raízes, plantas aromáticas e condimentares o dia todo.