
Passiflora
Nome botânico: Passiflora L.
Nome popular: maracujá
Família Passifloraceae
Origem: Brasil
Tipo: arbusto tipo cipó
Altura e dimensão: imensurável
Folhas: verdes
Flor: formato exótico
Floração: primavera ao outono
O maracujá é uma trepadeira tipo liana de caule anguloso muito ramificado, provido de longas gavinhas. As folhas podem ser grandes ou pequenas, inteiras ou palmadas, conforme a espécie. As flores têm um cálice campanulado e sépalas verdes ou brancas rosadas no interior. A corola se apresenta com filamentos em geral coloridos. O fruto é oval ou elíptico, comestível, usado para a fabricação de sucos, sorvetes ou também para consumo in natura. A espécie mais conhecida é a Passiflora caerulea L. de folhas palmadas até 10 cm de comprimento, flores com corola azul, originária do Ceará e cultivada em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Inicia-se o cultivo com a semeadura, escolhendo frutos maduros e perfeitos, retirar as sementes e deixá-las imersas em água para limpar a mucilagem que as envolvem. Semear em potes no inverno e deixar em estufa ou local protegido do frio até a primavera. O cultivo é feito na forma de espaldeira ou latada, em local com sol, protegido de ventos frios. O solo deve ser fértil, levemente ácido e com adição de abonos animais curtidos, repondo duas vezes ao ano junto da muda. Podas após a produção de frutos ajuda a retirada de ramos e folhas secos, mas realizar esta tarefa após o final do inverno.
A propagação por estaquia também pode ser feita, utilizando-se ramos velhos com no mínimo três entrenós, na primavera. Após um mês a muda já estará pronta para ser plantada no local definitivo.
Uso medicinal: as folhas são medicinais, contendo Passiflorina, que têm alguma semelhança com a morfina, além de alcalóides, glucosídeos e flavonóides, alpha-alanina, apigenina, arabidina, ácido cítrico, cumarina, glutamina, harmanina, ácidos fenólicos, passiflorina, pectina e outros. O maracujá também contém seratonina o que dá o efeito calmante. As folhas são usadas na forma de chás.
Uso culinário: é um dos frutos preferidos para fazer sucos, cremes sorvetes e mousses onde são colocadas suas sementes mucilaginosas que dão não só um efeito bonito, mas um sabor mais forte.

