Árvore ou arbusto? Conheça os encantos das arvoretas

   Árvores são belas e todos as amamos. Mas nem todos podem ter uma árvore no seu jardim. Jardins urbanos, cada vez menores, não podem não comportar as dimensões da copa de uma árvore. Arbustos são o que dão identidade a um espaço, conjuntos e isolados. Alguns possuem grandes altura, um interessante adendo ao jardim pequeno.

O desenvolvimento de um arbusto que atinge mais de 3,0 metros é a opção certa. Conduzindo e podando nos estágios iniciais de crescimento podermos ter o que se chama de arvoreta. Não é árvore, mas sim um arbusto transformado em pequena árvore.

   Vantagens? Muitas. Uma árvore ocupa não somente o espaço aéreo, muitas vezes colidindo com o telhado da casa, mas necessitando de muito solo para desenvolver suas raízes. Resultado, quase nada poderá ser cultivado sob ela, provável alguma pequena herbácea ou usando plantas envasadas.

      O paisagismo do jardim fica bastante prejudicado, se desejamos uma profusão de plantas de vários tamanhos próximos da árvore. Nem sempre a colocação de vasos fica atraente e sempre se tem impressão de uma alternativa mais pobre. Pisos próximos tendem a subir, pois as raízes das árvores são fortes e poderosas e vem ao nível acima do solo para se firmar e desenvolver.

Arbustos facilmente podem ser conduzidos para uma forma desejada, alterando inclusive sua forma natural. As podas serão conduzidas após o período de floração, não prejudicando a quantidade de flores. Também após a floração ocorre o período de crescimento, quando novos ramos estarão se desenvolvendo. A planta tende a formar novamente seu formato original e se não desejamos que a forma seja alterada é a ocasião de fazer a intervenção.

Exemplos de arbustos que podem ser transformados em arvoretas:

  1. Hibiscus rosa sinensis, o hibisco, planta originária da Ásia. Desenvolve altura em torno de 5,0 metros, aceita poda e produz flores ao longo das estações.
  2. Rhododendron simsii, a azaleia, originária da china. Sua altura é de 1 a 2,0 m mas se conduzida por podas pode atingir maior altura. Flores em rosa ou branco no inverno.
  3. Codieum variegatum, o cróton, originário da Índia e Malásia. Atinge cerca de 3,0 metros de altura. Sua folhagem variegada em diversas combinações de cores é um atrativo em jardins com muitos verdes.