Rosa

Economia de orçamento no projeto de jardim

Existem muitos modos de abordagem para um jardim. O orçamento dependerá do tamanho, estilo do seu jardim e podemos dizer que há alguns itens para aplicar no projeto:

  1. Reuse materiais- olhar o jardim antes de projetar e aproveitar ao máximo materiais e plantas já existentes.
  2. Por exemplo, um piso totalmente impermeável, como de pedras poderá ser arrumada, basta retirar o cimento que une as partes e usar como se fossem passos no espaço do jardim, podendo ser rodeado de cascalho ou por plantinhas pequenas e rasteiras.
  3. Vá devagar- evite despesas com materiais caros ou que dê muito trabalho para implantar
  4. Comece com sementes- se seu projeto engloba plantas anuais ou perenes que são simples e fáceis de obter sementes, será muito mais barato realizar a semeadura e posterior transplante. Verificar a técnica para semeadura e terá sucesso. E você verá como é divertido!
  5. Comece pequeno- o uso de herbáceas que produzem filhotes ou tenham rizomas e estolões são melhores, poderá fazer a propagação das mudas facilmente para diversas áreas do jardim.
  6. Priorizar formas estruturais- árvores e arbustos são a primeira coisa a pensar num projeto. Conforme seu espaço, inicie por estas plantas.
  7. Pinte seus muros, cercas, de cor que preferir. A cor será um elemento de complementação para as plantas. Não use cores chamativas que “briguem” com a cor das folhagens e flores.
  8. Uso de cascalho. Há controvérsias aqui. Cascalho penetra na terra, são difíceis de retirar quando queremos mudar o projeto e permitem que ervas daninhas cresçam entre as pedrinhas, tornando o trabalho de limpeza de uma área com cascalho uma tarefa ingrata.
  9. Se não vai fazer ‘morrinhos’ ou eliminar depressões indesejáveis no jardim, adicione terra o mínimo possível, somente para camada nos canteiros e covas.
  10. Seja esperto e não saia do orçamento, aguarde um tempo para as plantas crescerem. Evitará que o jardim pareça cheio demais.