O Que Faz Parte de Um Projeto de Jardim

Tibouchina stenocarpa

   O desenho de um croqui do espaço pode ajudar a entender e escolher como e onde será colocada determinada planta, mobiliário ou objetos esculturais.

 Caminhos no jardim: pisos impermeáveis, pisos drenantes, cascalhos, britas, cascas de pinos, cada um com suas características e destinos. Pisos impermeáveis são melhores para entradas a partir do portão até à entrada principal. Não desejamos sujar os pés antes de entrar em casa.

   Pisos drenantes são interessantes, muito usado em estacionamentos, são feitos de módulos de cimento elaborado de forma a que a água penetra facilmente na terra e não alaga tudo. O inconveniente é que ou se coloca cascalho dentro dos módulos, o que pode interferir na comodidade de andar sobre o piso ou coloca-se grama. Nenhum jardineiro ama grama dentro destes módulos, aparar o gramado deste tipo é muito complicado. E em geral a grama fenece depois de algum tempo, pois o calor irradiado do piso acaba por queimar as plantas. Existem também módulos fechados deste tipo de material, mais convenientes. Também são drenantes, mas sem plantas.

   Rampas e declives, podem ser protegidos da erosão com o mesmo tipo de piso drenante. Caso o declive não seja acentuado, a colocação de dormentes ou placas soltas de pedras irregulares também funciona. Rodear com cascalho ou plantinhas rasteiras traz um charme à parte. Muros e muretas de contenção de barrancos de pequeno declive podem ser preenchidos com vegetação rasteira e xerófita, proporcionando maior segurança para a terra não erodir e para pequenos e minúsculos animais se abrigarem, numa cadeia de biodiversidade.