Torenia fourneri

Nome botânico: Torenia fourneri  Linden ex E.Fourn.

Nome popular: torenia,Amor-perfeito de verão

Família: Plantaginaceae (ex-Schrophulariaceae)

Origem: Ásia tropical

Tipo: herbácea anual

Altura e diâmetro: 0,20-0,30 m x 0,40 m

Folha: serrilhada na borda

Flor: tubular rosa, azul, bicolor

Floração: primavera até o outono

   A torenia é uma flor pequena de consistência herbácea, folhinhas serrilhadas verdes e flores na axila das folhas. Seu formato é tubular de pétalas onduladas, rosa clara, e bicolores, rosa mais escuro ou rosadas de garganta clara.

   Se ficou interessada (o), ela pode ser propagada por sementes ou então comprar as mudinhas em lojas especializadas. Use espaçamento de 25 a 30 cm se for plantar numa linha. Caso deseje fazer um tapete com elas, use este mesmo espaçamento e desencontre as linhas. Tem semeadura espontânea, então no ano seguinte não deverá ser surpresa seu aparecimento novamente.

  O substrato é o comum para canteiros e jardineiras, a mistura de composto orgânico, adubo animal de curral cerca de 300 g/m2 e farinha de ossos calcinada, cerca de 200 g/m2. Incorpore bem na terra do canteiro. Plante as mudas e regue depois. As regas devem ser regulares, quando for regar o jardim.

   Não somente em canteiros a torenia fica bonita. Em jardineiras de janela ou ao longo de áreas ensolaradas ela fará um belo destaque. Seu cultivo em interiores é possível, em vasos de tamanho médio com o mesmo tipo de substrato já descrito. A luminosidade é importante, então cultive junto a janelas com sol uma parte do dia.

Crossandra infundibuliformis

Nome botânico: Crossandra infundibuliformis Nees

Nome popular: crossandra

Família Acanthaceae

Origem Índia

Tipo: arbusto ereto

Tempo: perene

Altura e diâmetro: 0,90m x 0,50 m

Folha: ovai acuminada brilhante e serrilhada na borda.

Flor:  pequena tubular de pétalas livres na cor laranja

Inflorescência: espiga

Floração: verão

   Em ornamentação de jardins é uma ótima opção, combinando-se a cor das flores com as das plantas em torno. A cor laranja combina com cores suplementares, como amarelos e vermelhos. Flores de cor branca também podem ser usadas pois combinam com tudo.

  Plante em canteiro ao sol com sombras à tarde se a região tiver verões muito quentes. É uma planta tropical e tem grande sensibilidade ao frio. Para substrato usar a mistura de composto orgânico com 100 g de adubo de aves curtido mais 100 g de farinha de ossos calcinada. Sempre regar bem após o plantio.

   Propagação: sementes e estaquia de ramos.