Impatiens walleriana

Nome botânico: Impatiens walleriana Hook.f.

Nome popular: beijo-turco, maria-sem-vergonha

Sinonímia: Impatens sultani Hook.f.

Família: Balsaminaceae

Origem: África

Característica: herbácea muito ramificada

Tempo: perene

Altura e diâmetro: 30-50 cm x 40 cm

Folhas: ovais acuminadas e serrilhadas nas bordas

Flor: branca, rosa, vermelha, bicolores

Floração: ano todo

   Planta herbácea muito usada para forração e acabamento de canteiros, esta planta necessita de meia sombra para um bom desenvolvimento. Solo particulado e regas regulares. Plantio com composto orgânico e 50 g de adubo de aves bem curtido incorporado ao solo do canteiro. Plantas velhas podem ser podadas para reanimar a muda.   A propagação é feita por sementes e por estacas já enraizadas junto da muda principal. Uma curiosidade: a flor é provida de uma espora na parte inferior das pétalas. Seu fruto é do tipo cápsula que quando maduro explode ao ser tocado.

Aphelandra squarrosa

Nome botânico: Aphelandra squarrosa Nees

Nome popular: afelandra, planta-zebra

Família Acanthaceae

Origem: nativa brasileira

Tipo: herbácea

Folha: verde com nervuras brancas

Flor: amarelas em espigas

Floração: primavera ao verão

   Planta herbácea de altura em torno de 90 cm, folhas grandes verdes com nervuras brancas, parecendo prateadas.  As flores são amarelas em inflorescência do tipo espiga terminais nos ramos. Seu florescimento ocorre da primavera até o verão.

   Aprecia locais com sombra parcial nas horas de sol mais intenso e seu cultivo pode ser feito em canteiros, como maciço de uma só planta, para conjuntos verdes onde sua folhagem se destaca ou como planta de vaso em interiores bem iluminados. O substrato é do tipo composto orgânico misturado com 100 g de adubo de aves bem curtido e 50 g de farinha de ossos calcinada. Misture bem e coloque na cova de plantio ou nos vasos. As regas devem ser regulares, quando regar o jardim.

   A propagação da afelandra é feita por estacas de ramos, cortados quando a planta apresenta crescimento mais desordenado. Deve ser feita quando não houver flores, no meio até o final do inverno. Usar areia úmida para enraizamento, podendo usar   enraizador comercial para incentivar o crescimento.

  Ornamentar com a afelandra é acrescentar ponto focal em jardins muito verdes e com poucas flores. Apesar de somente alguns meses de florescimento, suas folhas continuam a decorar o espaço. Evitar colocar junto a ela plantas de folhagens multicoloridas o que poderia diminuir o impacto visual de suas folhas zebradas.