Quem ama crótons?

   Coloridos vibrantes, combinações de cores nas folhas, estes arbustos são grandes aliados para os jardins. Juntos em renque, sozinhos sobre um gramado ou em vasos, são muitos os modos de cultivar este arbusto. Seu nome é Codieum variegatum e pertence à família botânica Euphorbiaceae, originário da Índia e Malásia.

Seu cultivo deve ter substrato bem particulado, com mistura de composto orgânico, 50 g de turfa, 100 g de adubo de aves bem curtido e areia. O cróton necessita de substrato mais ácido, daí a inserção da turfa.

   Para um efeito espetacular de sua folhagem exuberante, colocar em ponto focal no jardim, onde poderá receber toda a atenção. Combinar forração rasteira e verde para acabamento.

Calendula officinalis

Amarela como o sol do verão

   Conhece a calêndula? Também chamada de bonina, maravilha-do-jardim é uma bela planta de folhagem verde e flores em capítulos amarelos. Sua origem é das Ilhas Canárias e da região do Mediterrâneo. Seu nome botânico é Calendula officinalis e como este segundo nome indica é também medicinal. Pertence à família botânica Asteraceae.

   Tem um ciclo anual de verão e deverá ser semeada no outono para que ao chegar o verão esteja florindo. Seu cultivo poderá ser feito em qualquer parte do país, incluindo os Estados de invernos frios. Prepare o canteiro com composto orgânico e cama de galinheiro, cerca de 200 g/m2 e incorpore ao solo do canteiro. O espaçamento adequado é de 25 cm de distância entre plantas para bordadura. O cultivo em vasos e jardineiras também poderá ser feito com sucesso.

   A calêndula aprecia sol, então cultivar dentro de casa somente se tiver uma área com sol direto uma parte do dia. As regas não deverão ser abundantes, pois aprecia pouca umidade. É uma planta que aceita corte das flores, que são bem duráveis em vasos, em combinação com folhagens verdes como as dracenas.   Em paisagismo estas flores dão nota alegre, vivaz e o canteiro de verão será um grande atrativo. Conjunto de calêndula com outras plantas é possível, desde que a cor das flores combine. Se tiver dúvidas opte por plantas somente verdes ou que floresçam em outras estações, deixando esta margarida ser a rainha do espaço no verão.

   Como medicinal é considerada cicatrizante de feridas. Suas flores têm ésteres de ácidos palmítico e esteárico entre outros, hidrocarboneto, resinas, mucilagens, saponina e carotenoide, que lhe permite a cor laranja. No mercado existem pomadas para cicatrização à base de calêndula.  Sem indícios de toxidez, esta flor poderá ser utilizada como comestível. Uma ressalva, porém, a parte das pétalas que contêm flores com pólen deverá ser retirada e lavar bem para não haver nenhum resíduo, que poderá causar reações alérgicas de pessoas. Pode ser empregue como enfeite também.