Begonia coccinea

Nome botânico: Begonia coccínea Ruiz ex Klotzsch

Nome popular: begônia-asa-de-anjo

Família: Begoniaceae

Origem: Brasil

Característica: Herbácea semi-arbustiva

Tempo: perene

Altura e diâmetro: 1,0 – 1,50 m x 1,50 m

Folhas: verdes

Flor: rosa

Floração: ano todo, mais no verão

   Esta planta é uma nativa brasileira, herbácea semi-arbustiva de longos talos, com as folhas concentrando-se quase no topo. As folhas são verdes, ovais reniformes, brilhantes e grossas onduladas nas bordas. Flores pequenas cerosas reunidas em inflorescência pendente na ponta dos talos. De cultivo simples, local ao sol ou com sombras à tarde. Cultivar junto a muros como planta isolada, em renques ou vasos grandes.

  Plantar com substrato rico em material orgânico. Plantio com composto orgânico, 100g de farinha de ossos ou fosfato natural de rochas, 100 g de adubo de aves bem curtido, misturado em colocado na cova de plantio, ao fundo e nas laterais do torrão.

   Podas de folhas e flores fenecidas. A propagação é feita estacas e divisão de touceiras. É de cultivo tropical.

Strelitzia reginae

Nome botânico: Strelitzia reginae Aiton

Nome popular: estrelitzia-de-lança, ave-do-paraíso

Família: Strelitziaceae

Origem: África do Sul

Característica: Planta herbácea rizomatosa, forma touceiras

Tempo: perene

Altura e diâmetro: 1,2 m-1,50 m x 2,0 m

   Planta com o mesmo tipo de flores que a Strelitzia juncea, a diferença está na folha. Esta tem folha larga cor verde acinzentada com longo pecíolo. As flores também são amarelas cor de laranja que surgem dentro de espata com anteras e estigmas na cor azul forte  em longo pedúnculo floral. Floresce quase todo o ano.

   Cultive como planta isolada em gramados ou grandes vasos em locais com sol e regiões de invernos amenos a quentes. Regue com regularidade a muda. Plantio em substrato rico em matéria orgânica e bem drenado, como composto orgânico com abono de aves curtido mais areia.

   A poda deve ser limitada à retirada de flores e folhas fenecidas. A propagação é feita por divisão de touceiras em qualquer época do ano. Tem sensibilidade ao frio.

Detalhe: atrai beija-flores