Brunfelsia grandiflora, manacá-de-cheiro

Brunfelsia grandiflora

Nome botânico: Brunfelsia uniflora (Pohl) D.Don

Sin.: Brunfelsia hopeana Benth., Franciscea uniflora Don., Franciscea hopeana Hook.

Nome popular: manacá-de-cheiro, ontem-hoje-amanhã, primavera

Família Solanaceae

Origem: nativo

Tipo: arbusto

Altura e diâmetro: 3,0 m x 2,0 m

Folha: oval lisa verde

Flor: azul violeta

Floração: primavera

   Arbusto perenifólio muito ramificado. Folhas ovais lisas e flores perfumadas na cor azul-violeta que perdem a cor, então temos na planta diversos tons de violeta até o branco.

   Excelente para cerca viva de médio porte para projetos sustentáveis, pois além de arbusto nativo é alimento para lagartas de borboleta.

  Local com muito sol propiciará abundante floração. Pode formar grandes touceiras, pois emite filhotes a partir das raízes. Retirar estes rebentos caso não seja desejado, aproveitando para fazer mudas da planta. O solo de cultivo deve ter bom teor de matéria orgânica, utilizar para plantio e reposição de nutrientes o substrato com composto orgânico, 200 g adubo de curral curtido, 100 g de farinha de ossos calcinado e areia ou elementos particulados oriundos de podas de ramos e folhas.

   A propagação deste arbusto é feita por estaquia de ramos, de preferência  após a floração. Esta planta tem um hábito interessante: produz filhotes a partir das raízes, aflorando ao redor da planta principal. Tende a formar grande aglomerado, se não desejar, retire os rebentos. Podem ser usados para propagação também.