Anthurium andreanum

Nome botânico: Anthurium andreanum Linden

Nome popular: antúrio, antúrio-de-flor

Angiospermae – Família Araceae

Origem: Colômbia

   O antúrio de flores vistosas é uma planta perene com caule tortuoso e curto, não ramificada e que apresenta inúmeras raízes acima do solo. Pode atingir até 1,0 m e as folhas são grandes, coriáceas de formato de coração com cerca de 40 cm com longo pecíolo, inseridas no caule em forma espirada. As flores são em espádice em diversas cores: branca, rosa, vermelha protegendo a coluna floral. Floresce ao longo do ano, em épocas de maior calor.

   Local de cultivo à meia sombra e por isto adapta-se bem a cultivo em interiores bem iluminados, mas sem sol direto. O substrato de cultivo deve ter bom teor de matéria orgânica e ter partículas maiores, usar areia, casca de arroz carbonizado ou fibra de coco misturada ao composto orgânico. Propagação por estaquia de caule com raízes, separação de touceiras ou filhotes que surgem ao redor da planta principal.

Asplenium nidus

Nome botânico: Asplenium nidus L.

Nome popular: asplênio, ninho-de-passarinho

Família: Aspleniaceae

Origem: Ásia

Planta tipo feto da família da samambaia, tronco curto, altura em torno de 0,90 m, folhas grandes inteiras e de consistência coriáceas brilhantes. As folhas novas se apresentam enroladas no seu início.

Cultivar em substrato rico em matéria orgânica como composto orgânico e elementos particulados mais areia de construção. Para vasos grandes ou em canterios, sempre em locais iluminados sem sol direto. Propagação por esporos que surgem sob as folhas ou por estaca de rizoma.

Em paisagismo de áreas cobertas, canteiros em sol direto, acompanhado de plantas de mesma família ou forrações de meia sombra, fará sem dúvida, grande sucesso.