Aglaonema commutatum

Nome botânico: Aglaonema commutatum Schott

Nome popular: café-de-salão-dourado

Angiospermae – Família Araceae

Origem: Filipinas

   Herbácea de folhagem perene com altura em torno de 40 a 60 cm. As folhas são estreitas com longo pecíolo, de textura lisa e consistência coriácea, com inserção imbricada no talo. As flores reúnem-se em espádice brancas, quase inexistentes e sem importância ornamental. Melhor cultivo em regiões de clima ameno a quente.

   É um adendo interessante na decoração de interiores bem iluminados, mas contra indicada se houver animais domésticos e crianças, pois suas folhas são tóxicas como as de toda a família Araceae. Para vaso adquirido com muda de aglaonema recomendamos que a cada seis meses seja feita a reposição de nutrientes ou quando trocar a muda de vaso, usar o substrato de composto orgânico o quanto necessite com 50 gramas de adubo tipo NPK formulação 10-10-10 e plantar. Regar após o plantio. A propagação de aglaonema é feita com a separação da touceira.

Calathea aemula

Nome botânico: Calathea aemula Körn.

Nome popular: calatéia, caetê

Angiospermae – Família Maranthaceae

Origem: nativa brasileira

   Planta herbácea perene rizomatosa, altura em torno de 25 cm e folhagem ornamental. As folhas saem direto do rizoma, têm longo pecíolo e são arredondadas, de bordas lisas, coriáceas, brilhantes, verde escuras com manchas em forma de pena em tom mais claro na nervura central. As flores são diminutas na cor branca, reunidas em inflorescência ovalada sustentada por longo pedúnculo que sai diretamente do rizoma. As flores podem passar despercebidas, pois não são chamativas.

   É uma planta muito utilizada para acabamento de canteiros de meia sombra e pode ser utilizada com sucesso em ornamentação de interiores, dentro de vasos onde formará densa touceira. Utilizar substrato de composto orgânico misturado areia na proporção de 4:1 e com adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de uma colher das de sopa por vaso de tamanho médio. Propagação por estaquia de rizomas, com pelo menos duas folhas.para plantio.

Aechmea fasciata

Nome botânico:Aechmea fasciata Baker

Nome popular: bromélia-prateada, bromélia-rosa

Angiospermae – Família Bromeliaceae

Origem:nativa brasileira

   Planta herbácea de folhagem ornamental, com altura em torno de 40 cm, folha dispostas em roseta, largas, rígidas com borda espinhosa, cor verde com manchas irregulares prateadas.  As flores são bem pequenas na cor azul ou violeta, disposta em grande inflorescência cor rosa no centro da planta. É uma das bromélias mais apreciadas e tem longa duração das flores, cultivada em jardins, sobre árvores e em vasos. Para interiores é necessário escolher um local bem iluminado, inclusive com sol direto algumas horas por dia.

   Para cultivar esta bromélia dentro de casa escolher um vaso de boca larga de cerâmica ou plástico e colocar um substrato rico em material orgânico, bem permeável e aerado. Misturar composto orgânico e húmus de minhoca com areia e cascas de pinheiro bem lavadas. Após a floração fenecer irá ocorrer a emissão de filhotes, que poderão ser retirados para propagação vegetativa. As sementes são viáveis e permitirão inúmeras novas plantas.