Ficha de planta:Chamadorea elegans

Chamaedorea elegans

Nome botânico: Chamaedorea elegans Mart.

Sin.: Chamaedorea deppenana Klotz.

Nome popular: camedórea, palmeirinha

Família Arecaceae

Origem: América Central

Categoria: palmeira

Dimensões: 3,0 m x 1,50 m

Folha: verde

Flor: masculina cor amarela, femininas cor verde

Floração: primavera-verão

   Palmeira dioica de folhas com cerca de 90 cm de comprimento compostas de folíolos em cor verde claro de 20 cm de comprimento. As flores masculinas se apresentam como pequenos botões repletos de pólen inseridos num racemo de 40 cm. As flores femininas são globosas e verdes inseridas em pedúnculo floral tipo racemo, verde que passa a marrom quando amadurecem os frutinhos globosos negros e brilhantes.           

  É uma planta que aprecia luz natural indireta e pode ser cultivada em áreas do jardim sem sol direto ou com sombra parcial à tarde. Também é um interessante adendo a interiores com boa iluminação. É tolerante à seca e ao descuido, mas no seu lugar de origem vegeta espontânea em matas de ar tropical úmido. 

   Usar recipiente de médio a grande porte largo que permita desenvolver boa copa. O substrato de cultivo é uma mistura de composto orgânico misturado com adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 gramas, podendo ser acrescentado areia de textura grosseira para aumentar a aeração. Regar a seguir. Anualmente na primavera fazer a reposição de nutrientes de forma líquida, usar adubo NPK 10-10-10.

   A propagação de palmeiras é feita por sementes ou separação de estipes, ver no capítulo de propagação.

Crie um site ou blog no WordPress.com