Ficha de planta: Wisteria chinensis

Nome botânico: Wisteria chinensis .

Sin.: Wisteria floribunda, Glycine floribunda, Wisteria sinensis

Nome popular: glicínia

Família Fabaceae

Origem: Japão

Categoria: arbusto tipo cipó

Altura: imensurável

Folhagem verde decídua

Flores: azuis ou brancas

Floração: primavera

  A glicínia é um arbusto do tipo cipó, de grande resistência e de grandes dimensões. Suas folhas são compostas de pequenos folíolos ovais, estreitos e acuminados, decíduos. Pequenas flores azuis ou brancas, numa inflorescência tipo cacho, pêndulas. O florescimento ocorre na primavera e tem grande resistência a temperaturas frias.

Para cultivar escolher lugar ao sol e com substrato rico em material orgânico. Para plantar colocar na cova maior que o torrão da planta 1,5 kg de adubo de aves bem curtido com composto orgânico e 200 g de adubo granulado NPK formulação 10-10-10. Regar bem após o plantio. Durante a época de floração regar frequentemente, espaçando quando a muda estiver sem folhas.

   É adequada para ornamentar muros, cercas, pergolados necessitando de tutores iniciais para condução da muda. Podas somente quando o crescimento estiver muito desordenado, devendo ser feita a poda no final do período de floração. Na ocasião fertilizar novamente a muda com o mesmo tipo de mistura do plantio e regar a seguir.

   A propagação é feita por sementes, estacas de ramos durante o período em que a muda estiver sem folhas. A técnica de alporque também é possível, gerando mudas de tamanho menor.

Curiosidade: o nome Wisteria foi homenagem a Caspar Wistar (1761-1818).

Crie um site ou blog no WordPress.com