Bougainvillea spectabilis


Bougainvillea spectabilis
Nome popular: Bougainvillea spectabilis
Sin: Bougainvillea bracteata
Nome popular: três-marias, primavera, buganvílea
Família Nyctaginaceae
Origem: Brasil
Categoria: Arbusto
Altura mais de 6,0 m
Folhagem: verde
Flores brancas em brácteas coloridas
Floração: primavera ao outono
A três-marias é um arbusto perenifólio escandente provido de espinhos. Desenvolve grandes dimensões, com tronco e ramos tortuosos. Suas folhas são verdes, ovais e de textura fina. Flores bem pequenas na cor branca, protegidas por três brácteas coloridas, daí o nome popular. As brácteas podem ser branca, rosa-claro, coral, carmim, púrpura, alaranjada e amarelo-ouro, formando grandes inflorescências nas pontas dos ramos. Seu florescimento poderá ser mais longo em climas mais tropicais, mas em geral vai da primavera ao outono.



Arbusto nativo brasileiro, tem sido cultivado em todo o pais, sempre apresentando belas florações que ornamentam qualquer canto do jardim. Pode ser usado em pergolados, muros e cercas, de proteção devido aos espinhos. Muito usado em topiarias, dentro de containers, quando então sua vida útil é menor que a muda que se desenvolve em solo.
Cultivar ao sol em solo com boa permeabilidade e profundo. Usar substrato de adubo curtido de aves, cerca de 1 kg/muda adicionando composto orgânico e areia para permeabilidade maior. Colocar a mistura ao redor do torrão da muda. Após o plantio regar bem. Em época de poucas chuvas e no verão regar todos os dias.



A floração na ponta do ramos poderá ser comprometida se houver muitas podas frequentes na época em que antecede ao início da floração. A propagação da três-marias é feita por estaquia de ramos ou alporques com o uso de enraizador.
Curiosidades: o nome Bougainvillea foi uma homenagem a Louis Antoine de Bougainville (1729-1811), um navegador francês. Também são conhecidas a Bougainvillea glabra e a B. peruviana, de aparências semelhantes.

