Ajudante de jardineiro

Você possui um cachorrinho que adora seguir você para todo o lado? Quando vai para o jardim ele vai também? Você cava a terra para plantar mudinhas e ele “ajuda”?  Cava ao lado ou vem atrás de você, desplantando tudo? Você repreende e todo inocente, “quem, eu”?

   Algumas plantas também são atração para cães e gatos, como plantas aromáticas e de condimentos. Capim-limão, manjerona, orégano e tomilho, não tem vida longa na horta. Se colocar em vasos suspensos, irão “podar” o que estiver ao seu alcance. Entendemos muito bem este problema.

  Prender seu animalzinho enquanto trabalha é uma das soluções. Deixe dentro de casa com os brinquedos favoritos para que fique entretido. No entanto, o odor de suas mãos nas plantas poderá atrair seu cão, eles são especialistas. E irá desplantar e revolver o canteiro quando não estiver por perto. Para isto, use luvas de borracha para trabalhar a terra. Na verdade, sempre usar luvas é uma boa dica, pois a terra penetra na pele e não é muito fácil de limpar as unhas também. As de malha e tecidos não servem, deixam passar o odor de sua pele.

  Outra forma, mais livre, para quem não gosta de ter seu animalzinho longe, é fazer um canteiro para ele. O que seria? Faça um canteiro bem acessível, leve-o até lá até que se acostume. Plante suas favoritas aromáticas, semeie algumas gramíneas para que tenham ajuda na eliminação de pelos. Você pode adquirir mudas e sementes em agropecuárias. Use pequenas porções de cada vez e vá semeando conforme notar que eles consomem.

   Irá resolver instantaneamente o problema do ajudante de jardineiro? Não, mas com paciência e perseverança você conseguirá.